sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Dia 6 - Islas: Amantani e Taquile , Puno

Análise de Viagem
Depois de uma noite mal dormida, pq estava muuuuuito frio. Acordamos cedo, arrumamos nosso humilde quartinho e fomos fazer nossa higiene matinal... Bem, não havia água encanada nem para escovar os dentes. Então usei água mineral da minha própria garrafinha para fazer isso. Fiquei com nojo do balde cheio de lodo que havia no banheiro...Bem, como já disse no post anterior, não havia chuveiro para tomar banho e isso me deixou muuuuito irritada. É claro que eu já sabia que teria que ficar sem tomar banho, mas não imaginei que seria tão terrível. E o mais interessante é que nossos amigos europeus não estavam nem um pouco preocupados com isso! Como eles são porquinhos!!!

Deixamos nosso quarto e fomos tomar café-da-manhã.

A filha da Paola preparou umas panquecas, queijo, pão, café e chá. Além disso, como sempre, tinha batatas.. não aguentava mais batatas e legumes e só pensava em um maravilhoso Big Mac! Estava muito ansiosa para ir embora daquele lugar, essa era a verdade...

Nos despedimos da família de Paola que era composta por ela, o esposo, a filha, o genro e uma netinha que ficava olhando para nossa comida doida para comer aquelas guloseimas. A verdade é que a comida deles é diferente da nossa, é bem mais simples.

Bem, começamos a descer em direção ao porto para encontrar com nossos companheiros de viagem e partirmos para a última ilha do lago Titicaca que conheceríamos nesse passeio: Taquile. Durante essa descida, fiquei contemplando pela última vez a isla Amantani e pensando no modo de vida dos habitantes da ilha. Tudo é compartilhado entre eles, até mesmo o turismo é feito de forma que todos da ilha possam hospedar turistas e assim obter uma renda. Amantani me fez pensar e agradecer a Deus por tudo que tenho, pelas coisas simples e pelas maiores. Enquanto descia a Ilha, agradeci a Deus pela minha casa, pela luz elétrica, pela água encanada, pelo meu emprego, pela minha família, por tudo... Vou confessar que detestei Amantani, que nunca mais volto naquele lugar, mas que tive um momento muito especial naquela manhã, senti um nó na garganta, uma vontade imensa de chorar, de estar em casa.

Chegamos ao porto e ficamos esperando pelos nossos amigos enquanto tirávamos várias fotos.

Até que todos chegaram e tivemos um momento de despedida das nossas mamas. Todas estavam no porto, vestidas com o mesmo traje típico. Confesso que demorei para encontrar a mama Paola, pq todas ficam muito parecidas com essas roupas rsrrs.

Entramos no barco e levamos 1:30 para chegar até Taquile. Nesse momento, nosso guia mais uma vez se enrolou com as explicações. Ele disse que poderíamos conhecer uma parte da ilha e se não quiséssemos andar durante 40 minutos até chegar ao outro lado poderíamos ir de barco e encontrar o restante do grupo lá. Ele DISSE isso! Pois bem, eu e Lipe acreditamos nele, descemos, e conhecemos essa parte da ilha...

Taquile é uma ilha que é um patrimônio protegido pela UNESCO, devido à importância história desse povo que guarda muito da sua cultura e dos seus costumes. Durante uma pequena subida até a praça principal passamos por vários arcos construídos e vimos vários moradores cuidando da terra e dos animais. Uma vida bem tranquila...

E aí, chegamos na praça principal em que vimos um pequeno comércio, uma igreja e algumas casas.

Depois desse passeio, o grupo foi conhecer outra parte da ilha, eu e Lipe já estávamos muito cansados da andança do dia anterior, quando subimos Amantani por quase 1:30 para ver o pôr-do-sol mixuruca da ilha. Então, pedimos para voltar para o barco para atravessar a ilha de barco e não andando, conforme o guia tinha explicado. E aí, veio a notícia terrível: o barco já tinha zarpado para o outro lado da ilha! Ficamos desesperados! Eu não aguentava mais andar! Eu não aguentava mais a altitude! Eu não aguentava mais o Lago Titicaca!

Tivemos que ir com o grupo e até que a caminhada não foi tão terrível pq não era uma subida, era um caminho plano, reto, contornando a ilha até o seu lado oposto.

E nesse caminho, nós decidimos fazer uma modificação no nosso roteiro de viagem. O programa até então era conhecer mais uma ilha do lago Titicaca, a Isla del Sol na parte da Bolívia do Lago. Iríamos no dia seguinte para Copacabana e depois para essa ilha. Mas já tínhamos visto muito desse lago, as paisagens eram bem parecidas e então, desistimos de ir para Copacabana e para Isla del Sol. Uma das vantagens de viajar por conta própria, sem agência, é a possibilidade de alterar o roteiro a qualquer momento, de acordo com o nosso desejo.

Depois que alteramos nosso roteiro, fiquei mais tranquila. E comecei a olhar aquela paisagem e pensar nas belezas naturais do meu país. Estava muito saudosista nesse dia... Sinceramente, Arraial do Cabo é muito mais bonito do que essas ilhas... fiquei pensando nas praias que adoro... no calor do Rio.... E isso me deixou ainda mais calma...

Chegamos em uma residência de um dos moradores e ele ficou nos explicando sobre os chapéus que cada nativo usa de acordo com o estado civil.

Esse é o chapéu usado pelos homens casados:

Esse o chapéu usado pelas mulheres casadas:

E esse o chapéu usado pelos homens divorciados:

Após a explicação, foi oferecido um almoço com comidas típicas pelo valor de 35 soles por pessoa. Eu não aguentava mais aquela comida, então, eu, Lipe, uma chilena e uma equatoriana, continuamos a descer a ilha rumo ao porto. Ficamos no porto por 1 horas aguardando os outros e quanto isso tiramos várias fotos.

Estávamos muito cansados, então deitamos no chão mesmo, e ficamos descansado...

Então, finalmente chegou a hora de voltar para Puno. Estava muito ansiosa para chegar na cidade e ir para o Hotel Mirador del Titikaka. Como eu sabia que estaríamos doidos por um quarto bem confortável reservei com antecedência o melhor hotel de Puno! Ele fica afastado do centro, fica no alto de uma colina e tem uma vista espetacular da cidade.

Chegamos à Puno por volta de 16h, fomos até a agência buscar nossos mochilões e depois fomos comprar a passagem para La Paz para o dia seguinte. A empresa que faz esse trajeto é a Tour Peru, mas ela já não tinha ingressos disponíveis, então tivemos que escolher uma outra empresa (que agora não me lembro o nome, acho que era Titicaca Bolívia), compramos as duas passagens pelo valor de 60 soles e escolhemos o horário de 14:30. Parece que só tem dois horários de saída, um pela manhã e esse de 14:30h. Como queríamos aproveitar bastante o hotel de Puno escolhemos a saída na parte da tarde.

Com as passagens compradas, procuramos um táxi para nos levar até o hotel. Já tinha lido que a média do valor do táxi era de 15 soles, mas os taxistas nos cobraram 35 soles pela corrida. Desistimos e fomos para o outro lado do terminal procurar por outros táxis. E aí, encontramos o tuc-tuc que nos cobrou 10 soles pela corrida. É claro que o tuc-tuc não é tão confortável quanto o carro, ele é pequeno, apertado, barulhento, além de andar mais devagar, mas por 10 soles valia a pena!

Chegar ao Mirador del Titikaka não é fácil, o caminho é bem complicado e o motorista não conhecia. Ele teve que parar diversas vezes para perguntar até encontrar o caminho certo. Quando chegamos, o Lipe deu até uma gorjeta mais gordinha para o motorista pq vimos que realmente o trajeto foi bem mais complicado do que ele imaginava.

Chegamos e ficamos encantados com o hotel! Ele é lindíssimo!!!! Fomos muito bem recebidos pelos funcionários e eles nos acomodaram no melhor quarto que já tínhamos experimentado durante toda a viagem! A vista do quarto é espetacular!

Assim que entrei no quarto fiquei pulando igual criança de felicidade, afinal, depois de dois dias de sufoco nas ilhas do Titicaca, era muuuuito bom estar em um lugar confortável e limpinho.

O quarto é super grande, quando eu fui reservar só tinha a opção com 2 camas de casal, então como queria muuuuuito ficar nesse hotel, reservei assim mesmo. O quarto tem tb um item muito importante para o inverno: aquecedor. Pela primeira vez não precisei ficar com várias camadas de roupas para enfrentar o frio da noite!

Após conhecer o quarto todo, tomei um banho bem quente de quase 1 hora! Se vc acompanhou o post anterior vai perceber que eu não havia tomado banho na Isla Amantani, pois na casa da mama Paola não havia chuveiro... então, precisava ficar de molho nesse banheiro lindíssimo rsrsrs.

Estávamos com muuuuuita fome, e o hotel tem um restaurante maravilhoso, pedimos dois pratos bem saborosos e eles nos serviram no quarto. Foi uma refeição muito agradável, enquanto comíamos, ficamos observando o entardecer e as luzes da cidade...

Definitivamente, estávamos adorando o Mirador! Foi a nossa melhor escolha! Ainda bem que pensei com antecedência que precisaria do melhor hotel de Puno após o passeio de dois dias pelas Ilhas! Valeu a pena investir nesse luxo!

Análise de Viagem / Aline, Marcos Felipe e Valentina

Somos uma família apaixonada por viagens!