domingo, 13 de março de 2016

1ª Semana

Análise de Viagem
Hoje vou começar a contar sobre a primeira semana que passamos aqui em Toronto. Pensei em dividir os posts sobre essa viagem em semanas, assim não fica tão grande e cansativo. Então... vamos começar!

Saí de Boston no domingo dia 07 às 21:00h e às 22:30h já estava no Canadá.

Ainda no aeroporto tive que passar pela imigração. Já passei por diversas imigrações, em diversos países, e várias vezes nos Estados Unidos, mas dessa vez no Canadá, foi a primeira vez que tive medo de ser deportada! O agente que nos atendeu foi extremamente grosso! Ele achou que 30 dias no Canadá era muita coisa para quem estava de férias como nós. Começou a fazer várias perguntas sobre nosso emprego no Brasil, e eu fiquei bastante nervosa. Consegui explicar sobre meu emprego, depois o Lipe explicou sobre o dele. Depois de perceber que somos servidores públicos, acho que ele ficou mais tranquilo, afinal, a change de nós não voltarmos ao Brasil é bem pequena. Eu então, sou até presa se não voltar ao meu trabalho rsrsrs! Acho que ele percebeu que não tínhamos a intensão de ficar ilegal aqui no Canadá, e depois de alguns minutos de muita tensão, carimbou nossos passaportes e nos deixou entrar.

Pegamos a mala e fomos pegar um táxi para ir até o apartamento que alugamos em Toronto. Existe a possibilidade de ir de transporte público até o centro, mas como estávamos com quatro malas e já estava bem tarde, preferimos pagar pelo táxi. Mas foi um preço bem alto: CAD 55,00.

Chegamos na nossa casinha e simplesmente adoramos!!! A casa era exatamente como havíamos visto pela internet. Desfiz as malas e arrumei nossas roupas nos armários. Deixei a mochila com o material do curso pronta e fomos dormir.

DIA 07 DE MARÇO

Acordamos bem cedo, pois precisávamos estar às 08h na English School of Canada para nosso primeiro dia de aula. Quando saímos da nossa porta, percebemos nosso quintal cheio de neve! Estava lindo!!

A casa que alugamos fica bem perto da escola, uns 5 minutos a pé. No caminho passamos na Tim Hurtons que é uma lanchonete muito famosa aqui, uma espécie de Mc Donald's pois tem uma em cada esquina. Paramos para tomar café da manhã.

E continuamos nossa caminhada até a escola. As ruas estavam tomadas pela neve, mas tem sempre um caminho limpo para podermos andar em segurança.

Chegamos na escola, entregamos nossa carta (que recebi por e-mail ainda no Brasil quando paguei o curso), e aguardamos para fazer o teste de nivelamento. O teste foi um questionário com 100 questões e depois uma atividade em grupo de conversação. Depois disso, fizemos um tour pela escola, para conhecer todas as dependências. Nesse primeiro dia, não tivemos aula, somente essas atividades. Eles avisaram que no dia seguinte receberíamos o resultado do teste e a agenda de aulas de acordo com o nível de cada aluno.

A Escola oferece várias atividades para os alunos, além das aulas de Inglês. Nesse dia estava previsto para irmos patinar na Nathan Phillips Square às 16h. Eu já tinha conhecido algumas alunas japonesas nesse primeiro dia, e agendei de encontrar com elas para irmos todas juntas.

Eu e Lipe decidimos ir almoçar no Swiss Chalet. Comemos uma carne muito gostosa, com batatas fritas e gastamos uma média de CAD 20,00.

Depois do almoço, voltamos para nossa casinha para descansar um pouco.

Por volta de 15:30h, voltamos caminhando para a Escola. Como era nosso primeiro dia na cidade precisávamos comprar o MetroPass, que é um ticket que nos dá direito a usar de forma ilimitada metrô, ônibus e streetcar durante todo o mês de março. O valor do bilhete é CAD 141,00. É possível comprar o ticket a partir do dia 24 do mês anterior até o quarto dia útil do mês vigente em todas as estações de metrô da cidade, mas a partir do quinto dia útil, ele só é vendido em duas estações: Davisville e Boor-Yonge. Nenhuma dessas duas estações ficava perto da nossa casa, então Lipe explicou na bilheteria que queria ir comprar o ticket e a funcionária o deixou passar de graça pela catraca para ir até a outra estação comprar. Eu fui direto para a Escola e fiquei esperando por ele.

Às 16h nosso grupo já estava todo na Escola aguardando para irmos patinar no gelo. Fomos em grupo pegar o metrô e depois de alguns minutinhos descemos na Queen's Station e caminhamos até a Nathan Phillips Square.

Essa praça é um dos lugares mais famosos de Toronto, pois é onde fica a atual prefeitura da cidade. Essa praça no verão abriga um lago com fonte, mas no inverno, ele se transforma em pista de patinação. A pista é gratuita, mas precisamos alugar os nossos patins. O aluguel custou CAD 10,00 por 2 horas. Na hora do aluguel, precisamos deixar nossos passaportes como garantia e na volta, eles nos devolvem. Há também um vestiário para guardarmos as bolsas e o sapato, cada armário bem pequeno custa CAD 0,25. Nesse vestiário, nós deixamos nossos sapatos guardados e já calçamos os patins. Eles precisam ficar bem apertados no pé para podermos ter equilíbrio.

E fomos andando com esses patins até a pista. É super esquisito andar com isso no chão seco, mas o pior ainda estava por vir.... rsrsrsrs

Assim que coloquei o primeiro pé na pista, escorreguei! Percebi que o gelo é extremamente escorregadio e fiquei com muito medo. Lipe foi mais corajoso e tentou se equilibrar.

Demorei um tempo para criar coragem. Até que vi que as criancinhas e os adultos medrosos estavam treinando em uma espécie de andador, que é esse objeto verde da foto abaixo.

Fiquei então esperando uma criancinha que a mãe estava do meu lado terminar de andar e peguei o andador dela. Dei uma volta com o andando e já me senti mais segura. Aí, emprestei o andador para uma amiga japonesa para ela treinar e eu fui de mãos dadas com o Lipe. A segunda volta já foi bem melhor. E assim fui pegando confiança e conseguindo ir sozinha.

Lipe se divertiu muito, ele realmente aprendeu super rápido, já estava até fazendo manobras!

Em frente à pista tem o nome da cidade bem grande, e as letras ficam mudando de cor durante o dia.

Ficamos ali nos divertindo e o sol foi indo embora. A iluminação da praça ao entardecer é lindíssima!

Depois de tanta diversão, entregamos nossos patins, pegamos nossos passaportes, nos despedimos do nosso grupo e fomos embora.

O grupo todo foi em direção ao metrô, mas eu e Lipe preferimos passar no Eaton Centre primeiro. Ele é um dos maiores shopping do Canadá.

Bem na entrada tem essa famosa escultura chamada Flightstop feita por Michael Snow de gansos canadenses em tamanho natural.

Passeamos um pouco pelo shopping e pelo PATH que é uma espécie de cidade subterrânea com quase 30 quilômetros de extensão! É muuuuuita coisa debaixo da terra!!! Percebo que os canadenses parecem tatu! Como o inverno é muito rigoroso é possível fazer tudo dentro desses túneis que na verdade parecem shoppings.

Dali mesmo, fomos para a estação de metrô (pq tudo é interligado por esses túneis). Pegamos o metrô de volta para casa, passamos em um mercado para fazer umas comprinhas e fomos descansar.

DIA 08 DE MARÇO

Acordamos cedo, tomamos café em casa, e partimos para nossa Escola. Recebemos o resultado do nosso teste de nivelamento, Lipe estava no nível 6 e eu no 5, ou seja, em nenhuma aula do dia nós estaríamos juntos... uma pena...

O curso nos deu o plano de aulas, e eles dividiram em quatro aulas, cada uma com 1:30h de duração. As duas primeiras são focadas em gramática e as duas últimas em conversação. Olhei o mapa para ver onde ficava minha sala, e fui toda feliz estudar.

As duas primeiras aulas foram ótimas! Depois dessas duas primeiras (focadas em gramática), fui para a terceira aula do dia, que era focada em conversação. Bem.... Antes de vir para cá, eu não estava estudando inglês em um curso regular, estava estudando por conta própria em casa, pela internet, com filmes, séries e lições online. Diferente do Lipe que estava tendo aulas particulares de inglês. Então, eu não estava praticando conversação. Fiquei completamente desesperada na aula!!!!! O professor primeiro pediu para que todos se apresentassem e falassem um pouco sobre a vida no país de origem. Até aí, tudo bem, consegui me expressar bem. Mas depois ele começou uma discussão sobre meio-ambiente. Eu entendia o que o professor dizia, mas eu não conseguia montar frases longas, expressando meu pensamento. Fui ficando vermelha de vergonha, um japonês ainda veio conversar comigo e eu não conseguia entender o inglês dele por causa do sotaque (ou por causa da minha falta de prática, o que é mais provável). Por fim, quando a aula terminou fui correndo na sala do diretor pedir para mudar de nível! Ele tentou me convencer de que deveria tentar uma semana nessa classe, pois essa é a regra da escola. Mas eu me recusei a ficar lá! Pedi para ir para o Nível 4 nas aulas focadas em conversação. E assim ele fez. A minha quarta aula do dia já foi no Nível 4, e eu ADOREI!!! Nessa turma eu conseguia falar melhor, pois me sentia mais segura, e os alunos estavam no mesmo nível que eu! Enfim, foi um grande alívio!

Ao final dos estudos, que termina às 14:30h, fomos para casa. Lipe estava super resfriado e se sentindo muito mal. Então fomos descansar um pouco. No final do dia, fomos passear na Dundas Square, que é a Times Square canadense.

A praça é cheia de letreiros luminosos, mas é claro que nem se compara à grandiosidade da praça de New York. Escolhemos jantar no Jack Astor, que é um restaurante com uma vista panorâmica da praça. O restaurante tem dois ambientes, uma na parte interna e o terraço na parte externa. Estava uma noite bem fria, então pensei que eu não fosse conseguir ficar do lado de fora, mas o garçom ligou o aquecedor (essa espécie de abajur de fogo da foto abaixo) bem pertinho de nós e aí conseguimos sentir até calor!

O ambiente é super charmoso, tem uma iluminação linda!

E a vista da praça é realmente privilegiada. Bem no fundo da imagem dá pra ver até a CN Tower.

Escolhemos uma carne com batatas fritas e uma ceasar salad. Gastamos uma média de CAD 50,00.

Depois do nosso jantar em comemoração do Dia Internacional da Mulher, ainda fomos passear pelas lojinhas da praça. Lá encontramos a Forever 21, a H&M e novamente o Shopping Eaton Centre. Depois das andanças, pegamos o metrô e voltamos para casa.

E o dia ainda não tinha terminado... estávamos cheios de homework para fazer. Fizemos nosso dever de casa, e fomos dormir..

DIA 09 DE MARÇO

Durante a noite havia chovido, e a chuva derrete a neve. Então nosso quintal já estava quase sem nenhuma neve.

Fomos para a Escola, estudamos até 14:30h e depois fomos almoçar no Delica, um restaurante super bonitinho perto do curso. Eu escolhi uma sopinha de Maple, que estava deliciosa!

Lipe escolheu um hambúrguer gourmet, ele disse que estava delicioso, com um molho super diferente. O almoço desse dia nos custou uma média de CAD 25,00.

Almoçamos, fomos para casa descansar e depois por volta de 15:45 voltamos para a Escola. O passeio programado era conhecer a CN Tower. Às 16h, saímos da Escola com o grupo, pegamos o metrô, descemos, e fomos caminhando em direção a CN Tower.

O ingresso custa CAD 30,00 e com ele podemos subir até o topo da torre. Lá em cima tem um restaurante. Pensamos em reservar para jantar lá, pois quem reserva o jantar não precisa pagar os CAD 30,00 para subir e parece que o valor dos pratos não é tão absurdo. Mas acabamos desistindo do restaurante e preferimos fazer só o passeio junto com os alunos da escola. A verdade é que quanto mais tempo passamos com os alunos, mais desenvolvemos nosso inglês!

Lá de cima, a vista é espetacular!

Ficamos olhando o sol se pôr...

Tudo é bem fechado e climatizado, então não sentimos frio nenhum. Mas tem uma parte aberta para os mais corajosos, o que não é o meu caso!

Além da paisagem linda, lá em cima tem tb um chão de vidro em que podemos pisar, deitar, pular, fazer o que quisermos!!! Vemos a cidade bem pequenininha lá de cima.

Algumas pessoas estavam com muito medo de pisar no piso, mas eu e Lipe nos jogamos lá e nos divertimos muito!

Ao lado do piso tem uma placa dizendo o quanto o piso aguenta. Parece que aguenta até 41 ursos polares!!!!

Ficamos ali contemplando a paisagem...

E no final do dia descemos a Torre. Assim que descemos, saímos direto em uma lojinha com vários produtos. Aproveitamos para comprar nosso prato decorativo de Toronto, achei que estava até em um bom preço - CAD 12,00. E o Lipe encontrou um novo amiguinho rsrsrs.

Estávamos sem alguns mantimentos em casa, então dali, pegamos o metrô e fomos no Walmart. O mercado não fica no centro de Toronto, mas demoramos menos de 15 minutos para chegar lá de metrô. O metrô deixa bem pertinho, andamos menos de 5 minutos até ele. Depois das compras, passamos na Pizza Hut para comer uma pizza antes de voltar para casa. Aqui gastamos uma média de CAD 25,00.

DIA 10 DE MARÇO

Nesse dia fomos para a Escola, e na volta estava chovendo muito. Decidimos por ficar em casa, de preguicinha, não fazer nada além de estudar.

Nossa cozinha estava um pouco bagunçada rsrsrsrs!

DIA 11 DE MARÇO

Nesse dia, fomos estudar e após as aulas, escolhemos almoçar no Midtown, que fica super perto de casa. Lipe escolheu um prato típico daqui chamado "Fish & Fries", que é um peixe frito com batatas fritas. O peixe não tem espinha, parece o peixe do Mc Fish.

Eu escolhi uma sopinha de batatas com frango, que estava uma delícia! Gastamos uma média de CAD 20,00.

Precisávamos comprar uma calça especial para usar na neve, pois no dia seguinte iríamos esquiar. Tentamos alugar uma na agência de turismo, mas a calça era horrível e o valor do aluguel era CAD 15,00. Achei melhor ir em Chinatown tentar comprar uma.

Pegamos o metrô até Spadina e depois um Streetcar (uma espécie de bondinho que anda pela cidade) e em uns 15 minutos descemos na China!

Lá vende de tudo!!! Eu me lembrei muito de Madureira, no Rio rsrsrsr!

E ali, no meio de todos aqueles chineses, consegui comprar duas calças (uma para mim e outra para o Lipe) por CAD 35,00! Uma verdadeira pechincha!

O dia já estava terminando, voltamos para o ponto do Streetcar (esse bondinho da foto abaixo). Achamos super estranho pq só mostramos o nosso cartão do MetroPass e a motorista já nos deixou entrar, nem conferiu nada. Quando chegamos na estação do Metrô, foi a mesma coisa. Os canadenses acreditam muito nas pessoas! Isso jamais funcionaria no Brasil, pois as pessoas iriam arrumar um jeito de burlar o sistema, para não pagar a passagem.

DIA 11 DE MARÇO

Acordamos bem cedo, pois apesar de ser sábado, não podíamos ficar até tarde na cama. Agendamos pela agência de turismo um dia em Mount St. Louis que é uma estação de ski. No dia anterior pagamos CAD 95,00 por pessoa na própria Escola de Inglês pelo passeio.

Nesse dia, nossa preparação com roupas foi mais especial do que nos dias anteriores. Eu usei uma meia-calça grossa, depois uma calça térmica, e por último uma calça especial para neve. Essa última calça tem que ser à prova d'água, para que a neve não entre na roupa e te deixe molhada. Na parte de cima, usei uma blusa térmica, um casaco e por último um casaco tb à prova d'água. Lipe usou quase a mesma coisa. Esse tipo de arrumação é chamado de "camadas". Durante o dia, agradeci a Deus por ter ido em Chinatown no dia anterior e ter comprado essa calça! Não fiquei molhada apesar dos tombos que levei!

Fomos de metrô até o ponto de encontro e ficamos lá esperando os outros companheiros de viagem. Um ônibus escolar chegou para nos levar. Achei o ônibus bem desconfortável pq era super apertado. Levamos 1:30h até a estação.

O valor que pagamos nos dava direito à: transporte ida e volta + entrada na estação de aki + aluguel do equipamento de ski + aluguel do equipamento de snowboard + aula para iniciante. Isso tudo por CAD 95,00, eu achei um bom preço!

Assim que chegamos ganhamos um número que precisa ser colocado em nosso casaco e precisa ficar visível para todos. Acho que é uma forma de mostrar para os funcionários que pagamos o ingresso e tb informa que somos iniciantes, pq tem a palavra BEGINNER bem grande!

Assinamos tb um termo de responsabilidade, eu confesso que não li nada, confiei no meu advogado e marido que leu e me mandou assinar. Apenas no final do dia que ele me informou que era um termo dizendo que eu estava ciente de que havia até o risco de morrer!!!!!!

Começamos o dia pegando os equipamentos para snowboard, pois todos dizem que é mais fácil do que ski. Acreditei em todo mundo e fui fazer snowboard.

A primeira coisa que pegamos foi as botas. Eles perguntam nosso número, eu escolhi o 7 e o Lipe 10,5.

Tiramos nossos sapatos, colocamos as botas e fomos guardar nossos sapatos e mochila no vestiário. Descobrimos que todos estavam ocupados, e todo mundo estava deixando os pertences em uma grande prateleira aberta. Como brasileiros, ficamos morrendo de medo, mas não tinha outro jeito. Confiamos na honestidade de todos ali, deixamos nossas coisas lá expostas, e fomos pegar a prancha.

A prancha de snowboard é parecida com a de skate, pois dois pés ficam presos na prancha. Eu pensei que o nosso próprio tênis que fosse ficar preso na prancha, mas não é assim. Temos que usar esse tênis especial e aí sim, prendê-lo na prancha.

Eles ofereceram o capacete, eu tentei usar, mas achei fedorento demais. Preferi ir só com minha touquinha limpinha mesmo e assumir o risco da queda. Lipe quis o capacete! Provavelmente pq ele sabia do risco pq leu o contrato e eu não! Enfim, fomos para a nossa primeira aula...

Primeiro o instrutor pede para vc colocar e prender apenas um pé na prancha e tentar se equilibrar. Isso para mim já foi um sacrifício.

Depois a gente sobe uma parte da montanha e tenta descer. Nesse primeiro momento, levei dois tombos! Um para cada tentativa! Depois, os instrutores já nos mandam subir no teleférico e nos levam para o topo da montanha. Fiquei morrendo de medo desse teleférico, pois não entendi a explicação sobre como subir nele! Eu e Lipe fomos sem abaixar a barra de segurança e fiquei morrendo de medo de cair lá de cima! Nem sei como consegui tirar a foto abaixo!

Para descer do teleférico foi outro sofrimento e outro tombo. Pq o teleférico não para! Um funcionário saiu me puxando pq o outro carrinho já estava vindo. Seria simples pular do teleférico se meu pé não estivesse preso na prancha! Saí rolando e só lembro do funcionário gritando para eu sair da frente do próximo carrinho. As pessoas que sabem andar, já saem fazendo altas manobras do teleférico! Se eu não saísse da frente, eu iria provocar mais acidentes (além do meu é claro).

E aí, lá em cima, começou o sofrimento. É extremamente difícil se equilibrar naquela prancha! E a cada queda que eu tinha, eu precisava me levantar, e foi aí que descobri que até para levantar é difícil, pq os pés estão presos na prancha. Na foto abaixo estávamos sentados ouvindo a explicação da instrutora.

Ela mandou então prender os dois pés e começar a tentar descer.

Nesse momento, após dezenas de tombos, eu comecei a me sentir um pouco mais segura. Consegui andar para a direita e parar, depois para a esquerda e parar. Levei mais alguns tombos, mas percebi que estava melhorando. Fui descendo, acompanhando o grupo, mas percebi que o Lipe ficou para trás. Ele caia muito mais do que eu!

Pedi a instrutora para me ensinar algumas manobras e fiquei me divertindo e descendo aos poucos. Quando cheguei lá embaixo ainda tive que ficar um tempão esperando pelo Lipe.

Por fim, ele desistiu do snowboard. Realmente não é tão fácil como as pessoas disseram, e o esforço físico para se levantar e se equilibrar é muito grande. Mas é divertindo. Lipe estava super mal humorado e disse que não queria subir novamente.

Nesse momento encontramos alguns brasileiros que tinham escolhido ski e disseram que estavam gostando. Como já estava na hora do almoço, decidimos ir almoçar e depois tentar o ski. Almoçamos no único restaurante da estação de ski. Pensamos que seria um absurdo de caro por só ter uma opção, mas gastamos uma média CAD 30,00.

Depois do almoço, trocamos os equipamentos. A bota para ski é mais dura do que a do snowboard. Pegamos essas paletas que ficam no chão e o negócio para a mão (que não sei o nome).

Para prender a bota na paleta basta encaixar o pé na frente e pisar forte. Ela se encaixa perfeitamente no pé.

E para soltar, tem que pressionar a parte de trás da paleta com a ponta do negócio que segura na mão.

Feito isso, seguimos para a montanha tentar descer.

Deu um certo medinho, mas fomos mesmo assim! Olha a gente descendo!

E assim, descobrimos que ao contrário do que todos nos disseram, ski é muito mais fácil do que snowboard! Adoramos o ski!!!! Não caímos nenhuma vez!!!!

E aí foi só diversão!!! Olha a felicidade dele!!!

Ficamos lá brincando e tirando fotos!

Até não aguentar mais!

Lipe estava mortinho!

Depois de um dia cansativo como esse, paramos para comer esse doce que é uma massinha frita, com nutela e banana por cima! Uma delícia!!!

Voltamos para o ônibus às 16h, conforme combinado. Retornamos para Toronto e fomos para casa tomar um banho quente e uma cartela de dorflex rsrsrsr!

DIA 13 DE MARÇO

No domingo, acordamos cedo pois havíamos marcado com o casal de brasileiros que conhecemos no dia anterior para fazer um passeio por alguns parques da cidade.

A primeira atração foi o Allan Garden, uma espécie de estufa com plantas de várias partes do mundo. Conformo vamos mudando de ambiente, o clima também muda. É incrível! E o melhor, é gratuito!

Saímos dali e fomos caminhando em direção ao Riverdale Farm. Mas pelo caminho encontramos várias paisagens legais.

Passamos pelo Hubbard Park.

E depois por esse pórtico chinês.

Por fim, chegamos no Riverdale Park. O parque é imenso e tem uma excelente vista para os arranha-céus de Toronto.

Lipe achou a famosa folha canadense, que está atá na bandeira do país.

Chegamos no Riverdale Farm que é uma fazendinha com vários bichinhos.

Percebemos que havia várias criancinhas no local se divertindo vendo os bichos,  mas achei que tem poucos bichinhos para vermos.

Nesse momento já estávamos com fome e então voltamos para o centro de Toronto para almoçarmos. No caminho, por sorte, chegamos no momento da parada de St. Patrick e nos divertimos muito vendo os carros e as pessoas fantasiadas passando.

Depois de assistir a parada, fomos almoçar no Scaddabuch, que é um restaurante italiano. Estávamos em um grupo com quatro pessoas e eles ofereceram a opção de uma entrada, um prato de massa, uma pizza e uma sobremesa para nós quatro por CAD 65,00. Gostamos muito da escolha, tudo foi muito bem servido!

Meu corpo ainda estava todo dolorido por causa do ski do dia anterior, então fomos para casa descansar e fazer o dever de casa do curso de inglês.

E assim terminou nossa primeira semana em Toronto...

Análise de Viagem / Aline, Marcos Felipe e Valentina

Somos uma família apaixonada por viagens!