quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

2016: Região dos Lagos

Análise de Viagem
O post de hoje foi escrito pela minha amiga e convidada especial: Priscila!!! Ela viajou com a família para a Região dos Lagos e aceitou meu convite para fazer o relato com dicas super legais para quem viaja com família maior e com criança! Espero que aproveitem!

Decidimos que em 2016 iríamos para A Região dos Lagos, especificamente Arraial do Cabo, pois todos diziam que as praias de lá são lindas. Comecei a pesquisar locais para ficarmos e através das dicas do Blog: Análise de Viagem, fui apresentada ao AIRBNB. Aí dei início a caçada (rs) por um local adequado para hospedar a mim, meu marido e meu filho de 3 anos que precisa de espaço. Vou confessar que achei que os preços para Arraial do Cabo são bem caros (para locais com ar condicionado, cozinha, estacionamento e wi-fi) e há dificuldade de achar locais no estilo Flat, pois precisava de cozinha para preparar o mamazinho do meu filho. Após várias buscas e entrar em contato com vários anfitriões, encontrei uma casa com 1 quarto, sala, cozinha e banheiro que acomodava 6 pessoas e ficava a 5 min da  Praia dos Anjos e do Porto. Utilizem o site AIRBNB, acho que foi a maior descoberta que já fiz.
Bem chegou o dia da viagem, fomos eu (Priscila), meu marido, meu filho, sobrinha e minha mãe. Saímos de casa por volta das 10:30 da manhã, pensamos que chegaríamos mais cedo lá, mas gastamos 5 horas!!! Encontramos muito engarrafamento. Enfim vamos ao que interessa (rs).
Chegamos e decidimos por ficar na casa aquela tarde, pois meu filho estava cansado da viagem. Fomos ao mercado e compramos algumas coisas para nosso café da manhã dos dias que estaríamos ali. Observei que Arraial do Cabo é uma cidade com ares de interior, tipo Cruzeiro (cidade que moro). Não achei a cidade bonita, mas é um local simples e sossegado. Não tivemos problemas.

O segundo dia da nossa estadia, amanheceu chuvoso e nublado (mas porque a gente cai nessa de não ir à praia???)  Vá a praia, aproveite. Eu sou suspeita porque amo praia. Dei mole alguns dias dessa viagem, enganada pelo tempo chuvoso e nublado. Mas voltando ao assunto, decidimos ir conhecer Cabo Frio, que fica há uns 30 min de distância e fomos dar uma volta no Shopping Park Lagos (Paulista é assim, não pode ver shopping!). O engraçado foi que o GPS mandava que entrássemos numa estrada de terra que beirava a praia das palmeiras, não estávamos acreditando que era uma entrada oficial do shopping, mas era, o que proporciona uma vista linda de quem sai do local. Almoçamos lá, mas por favor não vá com pressa, lá é tipo cidade de interior, fast food lá, é bem devagar. De repente percebi que estava bem quente, mesmo nublado e decidimos ir à Praia do Forte, mas antes passamos na Rua dos Biquínis, pois minha sobrinha precisava comprar um. Fomos até lá, é um local que você encontra biquíni montado, biquíni para montar, sunga, cangas, saídas de praia, chapéus, enfim todos os tipos de artigos para curtir a praia!!! Minha sobrinha achou o biquíni e como não sou boba tinha levado minha roupa de banho, na esperança de curtir a praia naquele dia. Chegamos lá e nos encantamos com a praia, tem a areia mais branca e fininha que já vi. Naquele dia infelizmente havia uma corrente que deixara as águas escuras, normalmente são cristalinas, como grande parte das praias de Cabo Frio. Mas nesse dia descobri porque se chama Cabo Frio, as águas da praia do Forte são super congelantes!!! Meu filho adorou, me surpreendi dele não ter ficado doente! Para o lado que fica o Forte localizado na praia, as águas são bem serenas, ótima para crianças. Encerramos, indo a noite com meu filho no shopping, pois ele queria ver uma exposição de réplicas de dinossauros que estava sendo exibida lá.

Praia do Forte, é a praia point em Cabo Frio!

Os três na água de geladeira! Lá no Fundo o Forte São Matheus.
Estrada de terra que dá acesso ao Shopping em frente a praia das Palmeiras.
Réplica do Tiranossauro Rex.

No terceiro dia fomos para o passeio de barco, optamos por contratar uma empresa que eu tinha pesquisado com ótimas avaliações no TripAdvisor. O nome é Saveiro Don Juan e eles são educados e simpáticos. Normalmente no porto encontra-se barcos que fazem o passeio por menor valor, mas sempre tenho receio de pagar menos e ter problemas. Pode –se também contratar um táxi barco, ele leva até a praia escolhida.  No Saveiro Don Juan eles oferecem água grátis e vendem espetinhos diversos e bebidas em geral. É possível contratar também um fotógrafo que fica a disposição tirando fotos e você só se preocupa em curtir o passeio e as praias. Nós contratamos e valeu a pena, porque na parada nas praias não precisamos levar objetos e ter que ficar cuidando, ficamos livre.
 A Primeira parada é na Ilha do Farol, vai se aproximando da praia, e o mar vai ficando verdinho claro, uma lindeza que só e olha que o Juan (capitão do barco) disse que a cor normal é azul turquesa. Tivemos que esperar por alguns minutos, pois a praia é área de preservação e é cuidada pela Marinha do Brasil, só podem utilizar a praia, 250 pessoas por vez. Quando um barco sai, o outro desembarca seus passageiros usando um bote que os leva até a areia da praia.  Chegou nossa hora e fomos, eu fiquei encantada. Meu marido, sobrinha e Juan (minha mãe ficou na casa, ela tem medo de barco) já foram logo se atirando mar a dentro. Encontramos muitas algas lá, mas como meu marido diz: são plantinhas amor, plantinhas.  A água é gelada, mas não congelante igual da Praia do Forte. Ficamos cerca de 40 min lá e durante esse tempo o fotógrafo tirou fotos lindas, lembrança para a vida toda! Você também pode curtir as dunas de areias fininhas e branquinhas. Se você levar comida, coisas para beber, leve uma sacolinha para o lixo. O que faz a praia ser bela é não ter muita interferência humana.

Praia da Ilha do Farol

Só curtindo!

Praia do Farol - vista do barco

Barcos esperando para levarem as pessoas até a praia.

Depois saímos em direção à Fenda da Aparição, onde alguns pescadores dizem ter encontrado a imagem da Nossa Senhora da Conceição. É uma linda construção da natureza.

Fenda da Aparição!

Como o tempo estava bom, o Capitão disse que poderíamos ir em alto mar, então fomos conhecer o buraco do meteoro. Segundo os moradores o buraco se formou devido a colisão de um meteorito contras as rochas. Ele disse que em dias normais, a água em alto mar é azul turquesa, uma pena não ter tido a sorte de ver isso!!!
Indo em direção ao Buraco do Meteoro

Eu cheia de graça! rs

Buraco do Meteoro

Depois ele nos mostrou a Gruta Azul, na foto entendemos o motivo do nome! Linda!

Gruta Azul

O bom que durante o passeio ele sempre faz um retorno com o barco para que todos possam tirar fotos das belezas apresentadas.
Seguimos então para as prainhas do Atalaia, nessa praia o barco fica mais distante da beira da praia. Algumas pessoas foram nadando, outras foram de bote. Eu fui uma que fui de bote rsrsrs. Chegando lá você fica extasiado de tanta beleza, lugar maravilhoso, para você sentar e ficar olhando o mar e esquecer da vida! A água verdinha e cristalina, areia batida no fundo, meu filho e sobrinha se esbaldaram; ótima praia para crianças. Tem uma escadaria que dá acesso à praia, as pessoas deixam o carro lá encima do morro e descem a escada para ter acesso a praia. Pelo que pesquisei tem alguns agentes da Prefeitura que cobram uma taxa de estacionamento. Ficamos lá por 40 min, posando de modelos e admirando aquela beleza toda. Lá não se encontram restaurantes e nem quiosques, só alguns vendedores ambulantes. Leve lanche caso vá de carro. Voltamos para o barco e seguiríamos para o último ponto do passeio: Praia do Forno.

Prainhas do Atalaia - Só Love

Prainhas do Atalaia, do lado direito você vê a praia do Farol lá distante.

Na Praia do Forno o barco deixa as pessoas que desejam ficar lá para comerem no restaurante flutuante ou depois voltarem pela trilha. Mais à frente vocês poderão ler um relato sobre essa Praia. Quem vai a Arraial precisa passar por lá. Como já estávamos cansados, decidimos seguir com o barco e voltar para casa. O passeio dura cerca de 4 horas. Muito bom, acho que é um passeio que precisa estar no roteiro. Se eu voltar a Arraial, faço novamente!!!

Praia do Forno, vista do barco

A noite fui dar uma volta nas lojas que ficam perto do porto e da Praia dos Anjos, tem coisas bem legais, como lembrancinhas, roupas de banho. Tem sorveterias e algumas barraquinhas vendendo cachorro quente, churrasquinho, sanduíches, bebidas e etc.

Praia dos Anjos, é bonita, mas não tive coragem de entrar, por ser lotada de barcos.

No quarto dia decidimos ir conhecer a Prainha. Tem esse nome pela extensão de areia ser pouca. Ela fica superlotada, é aquela praia do povão! Mas nem por isso, de menor beleza! Na Prainha tem banana, tem caiaque e tem Stand UP. Para quem curte, é bom aproveitar. Nesse dia minha sobrinha estava torrada por não ter passado filtro solar no passeio de barco, então foi a praia só para ficar debaixo do guarda-sol. A prainha você vê logo que chega a Arraial, é até perigoso, porque pode perder a atenção na direção! Águas verdinhas e frias (estou sendo repetitiva? Não tem como não ser, nunca vi praias iguais), tem algumas ondas, mas quem não sabe nadar pode curtir numa boa.  Você anda até o meio da praia e ainda é raso. Delícia de praia. Tomamos uma água de coco, curtimos, tiramos fotos. Meu filho fez castelo de areia. É uma praia com toda estrutura de aluguel de guarda sol, de comidas diferenciadas e etc. Você encontra vagas para estacionar se chegar cedo, como chegamos tarde, por volta das 10h, pagamos um estacionamento (R$ 10,00). Depois fomos almoçar no restaurante Garrafa de Nansen, um bom preço e vem uma quantidade absurda. Comida boa, gostinho de casa! Recomendo.
À noite por indicação da Aline, fomos ao Boulevard Canal que fica em Cabo Frio. Lamento só de não ter lembrado do nome do Restaurante que ela tinha me indicado, pois fui parar em um que não recomendo para ninguém! Depois que comemos a pizza nesse lugar, fomos à uma sorveteria chamada Quasar. Sabores de Sorvetes maravilhosos, e de várias frutas. A ida ao Canal foi ótima, pois é um lugar agradável onde ficam barcos atracados e você anda pelo calçadão curtindo o frescor da noite e vendo coisas bem legais como um pássaro pendurado em uma corda que segurava o barco e ali ele mirava nos peixes e se alimentava deles.

Prainha. Esse dia foi de sol... eita paisagem linda!

Prainha

Boulevard Canal

No quinto dia minha irmã Perla, a enteada dela e meu cunhado Jorge chegaram. Esperei até esse dia para ir praia do Forno, queria ir com eles. Então acordamos, nos arrumamos e fomos em direção a trilha. É uma trilha bem íngreme, mas vale todo esforço. Observei que havia muito lixo espalhado pelo caminho; infelizmente as pessoas não possuem o pensamento de preservação, pensam só no momento que curtiram e esquecem que podem querer voltar e aquela beleza não existir mais. Então subimos pela trilha, confesso que me senti cansada, mas fiquei firme e forte para chegar ao objetivo. Chegando no ponto mais alto da trilha já avistamos a Praia do Forno, vista espetacular de uma praia que parece uma piscina, de tão calmas que as águas são e também foram as mais quentinhas que encontrei em toda minha viagem. Lá encontra-se o restaurante flutuante e na praia há algumas barraquinhas que vendem pastéis, milho, açaí, churrasquinho e etc. A maioria das pessoas me falaram que é uma praia que fica bastante cheia na alta temporada, mas no dia que fomos ela estava com um número baixo de pessoas, o que foi ótimo pois conseguimos achar um bom lugar para colocarmos as nossas coisas.

Subindo a trilha para a Praia do Forno

Vista do topo da trilha. Muita beleza!

Minha sobrinha Alexandra e enteada da minha irmã andaram de caiaque e nós (meu marido, eu, meu filho, cunhado, irmã e minha mãe) ficamos curtindo a praia. Muito linda, um paraíso, com aquelas águas claras e quentinhas, areia batida no fundo e você vai até a metade e ainda com água na cintura. Ótima praia para crianças.  Na praia do Forno você chega pela trilha ou de barco táxi (R$ 10 a R$ 15 por pessoa). Mas a ida pela trilha não é difícil e você consegue tirar lindas fotos, que não podem ficar fora de seu álbum. Ficamos por algumas horas ali e voltamos para casa; confesso que até o momento estou com gostinho de quero mais e desejo voltar em breve, penso que não curti suficiente aquela praia. Tudo que eu li e reli sobre a Praia do forno eu comprovei estando lá. Não perca essa oportunidade se for a Arraial do Cabo.

Só Alegria

Alexandra nos esportes náuticos!

Bom demais!
Juan e Julio e lá no fundo do lado direito, a galera curtindo!

Praia do Forno - vista da trilha

Descansamos um pouco, dormimos e a noite fomos jantar no Restaurante Picanha na Brasa, ficava há 5 min da casa que aluguei. Lugar ótimo, ambiente familiar, comida boa e em grande quantidade. Pedimos o churrasco para 3 Pessoas e deu para 7 pessoas. Não deixem de ir!!!

No penúltimo dia da nossa viagem, acordamos e estava chovendo muito. Tinha até esfriado. Infelizmente não pude ir a Búzios como eu havia planejado. Então decidimos dar uma volta no shopping de Cabo Frio e depois fomos ao Boulevard Canal para almoçar. Almoçamos no Restaurante Majara do Canal, comemos uma picanha para 4 pessoas, era boa, mas era bem pouca comida, meu filho estava com fome, acho que continuou assim! kkk. Depois fomos a Rua dos Biquínis, pois minha irmã queria comprar algumas coisas, ficamos lá cerca de 2 horas, andando pelas lojas atrás do que minha irmã estava procurando. Voltamos para casa e descansamos um pouco.
À noite fomos ao circo (The Brother’s Cirkus). De início iríamos eu, meu marido e meu filho, pois a as meninas tinham dormido. Mas o Juanzinho insistiu tanto para acordarem que elas resolveram ir. Então fomos nós 7.  De início não dei muito crédito para o circo, mas quando começou o espetáculo me surpreendi. Acredito que nós não damos mais valor aos artistas circenses, perdemos esse encanto. Foi a primeira vez que Juan foi ao circo e o que mais emocionou foi a carinha dele de surpresa a cada número realizado. Valeu a pena!

Circo

Não Podia faltar o palhaço!

Voltamos para casa e fomos dormir. No dia seguinte levantamos, arrumamos nossas coisas e partimos de volta para casa. Eu ainda quero voltar para Região dos Lagos para conhecer outras praias de Cabo Frio, conhecer Búzios e curtir mais um dia de Praia do Forno, na minha opinião, a melhor!
Agradeço minha amiga Aline pela oportunidade de escrever minhas experiências turísticas nesse blog! Desejo muito sucesso para você e muitas viagens!

Análise de Viagem / Aline, Marcos Felipe e Valentina

Somos uma família apaixonada por viagens!