sexta-feira, 16 de junho de 2017

2017: Petrópolis, RJ

Análise de Viagem
Hoje vou relatar o passeio de um dia que fizemos pela cidade de Petrópolis, também conhecida como Cidade Imperial. A cidade foi fundada em 1843 por D. Pedro II e seu nome vem da junção de Petrus (Pedro) com Pólis (cidade), ou seja, Cidade de Pedro! Na época do Império, durante o verão, a cidade tornava-se a Capital do Império do Brasil, com a mudança de toda a corte para a cidade. Então é possível ver na cidade várias construções desse período.

Bem, começamos o dia buscando nossos amigos (Diane e Diego) e saímos de casa por volta de 08:30h. Seguimos pela BR-040 e pagamos apenas um pedágio (R$12,60). Fizemos o trajeto sem trânsito subindo a serra até a cidade e após aproximadamente 1:20h, estávamos chegando ao pórtico da cidade.

O tempo estava bem fechado nesse momento, e até sentimos umas gotinhas de chuva, mas nada que nos fizesse desistir! Ali em frente ao pórtico tem um Posto de Informações Turísticas, mas estava fechado. Eu queria ter pego um mapinha da cidade, mas não consegui. Sorte que o roteiro já estava todo na minha cabeça!

Seguimos mais alguns minutinhos e chegamos em uma parte da estrada com uma grande curva e uma ótima vista para o Hotel Quitandinha! Estacionamos, atravessamos a rua e fomos clicar!

Seguimos mais um pouco e entramos no Hotel Quitandinha. O hotel foi construído em 1944 para ser o maior cassino da América Latina, mas apenas 2 anos depois, o jogo foi proibido no Brasil. O Hotel a partir de 1960 começou a ter dificuldades para se manter, mas sobreviveu e hoje é administrado pelo Sesc.

Para visitar a parte interna é cobrado um pequeno valor, ao contrário da parte externa, que é liberada para visitação.

Optamos por ficar apenas na parte externa, pois já conhecíamos o Palácio e o tempo estava começando a melhorar. Tiramos algumas fotos em frente ao Hotel, mas percebemos que, observando bem de pertinho, a manutenção do prédio apresenta alguns problemas...

Bem em frente ao Hotel tem um espaço lindo! O lago e o farol nos renderam várias fotos lindas!

A partir desse mesmo espaço, tendo o Hotel ao fundo, tb fizemos fotos lindas!

E a minha predileta foi essa! Dá pra ver meu reflexo no óculos do Lipe! Linda foto!

Saindo do Quitandinha, pegamos o carro e seguimos até o Centro da cidade. Encontramos uma vaga bem em frente à Catedral de Petrópolis e não pagamos nada pelo estacionamento! Até perguntamos a um guarda da prefeitura se tinha problema em parar ali, mas ele nos garantiu que não seríamos rebocados.

Fomos então conhecer a Catedral de Petrópolis, logo na entrada, ela já é imponente. A construção em estilo neogótico iniciou-se em 1884.

A Catedral tem uma torre que se eleva a 70 metros do solo!

Dentro, assim que entramos, ao lado direito, tem o Mausoléu Imperial. Ali estão guardados os restos mortais de D. Pedro II e da Imperatriz D. Teresa Cristina.

A Igreja é muito linda por dentro e seus vitrais encantam ainda mais a nossa visão.

Como tínhamos achado um bom lugar para estacionar e a cidade estava muito cheia, resolvemos seguir nosso passeio caminhando pela cidade e foi uma boa escolha! Saindo da Igreja, seguimos pela Av. Koeller até a Praça Rui Barbosa, no caminho fomos tirando fotos nas pontes que atravessam o pequeno riacho.

A vista dessa rua para a Igreja é muito boa, conseguimos ver a Catedral lá ao fundo.

E continuamos nos divertindo!

A fome já estava batendo, então paramos no Luigi para almoçar. O restaurante é muito agradável e a comida estava deliciosa. Eu pedi um pene com molho de calabresa e o Lipe pediu uma lasanha verde.

Diane pediu um frango grelhado com salada e Diego pediu um ravióli com molho de calabresa.

Depois do almoço, apesar da preguiça, seguimos nosso roteiro. Ali bem pertinho do restaurante, fica a Universidade de Petrópolis e o Relógio de Flores.

Bem em frente, fica a casa de Santos Dumont, conhecida como A Encantada. A entrada custa R$8,00 a inteira e R$ 4,00 meia.

Pagamos nossa entrada e seguimos pela famosa escada.

Percebemos o quanto a casa é pequena, mas completamente funcional e adequada a tudo que o famoso inventor precisava. A casa só não tem cozinha! Ele pedia a comida em um hotel que havia bem em frente à casa e o garçom levava a refeição e o servia em casa.

Na casa já havia telefone!

E a invenção do chuveiro com água quente!

Atrás da casa, em um prédio anexo, funciona o Centro Cultural 14 bis. Assim que chegamos iria começar a exibição de um filme sobre a vida e a casa de Santos Dumont. Ficamos para assistir e adoramos!

Saímos da casa e seguimos em direção ao Castelo de Cristal. Mas no caminho paramos nessa réplica do 14 Bis, que fica na praça 14 Bis.

No caminho também demos uma paradinha na Cervejaria Bohemia.

Existe uma opção de visitação guiada que custa R$ 36,00 inteira e R$ 18,00 meia. Nós não apreciamos cerveja, então só passeamos pela área gratuita.

Mas o prédio é muito bonito e vale a pena ser visitado.

Seguimos mais alguns minutinhos e chegamos no Palácio de Cristal.

O local foi inaugurado em 1884, como um presente do Conde D'Eu para a Princesa Isabel, para que ela pudesse cultivar suas hortaliças.

É aqui que acontecem várias eventos, como a Bauernfest, uma famosa festa alemã da cidade.

Nossa próxima e última parada do dia era o Museu Imperial. No caminho, passamos por uma rua que estava toda decorada com os tapetes de sal.

Chegamos ao Museu, compramos um combo de ingresso chamado Família. Nele, compramos duas entradas do tipo inteira e duas do tipo meia-estudante por R$ 25,00.

O prédio começou a ser construído em 1845 e foi concluído em 1862.

Entramos no museu e tivemos que deixar nossas bolsas, câmera e até a garrafinha de água guardados. O museu não permite fotografia. Para andar pelas salas precisamos vestir essa pantufa nos pés para não arranhar o piso.

Após o passeio que foi super interessante, fomos tomar um café da tarde no Bistrô Dueto's ao lado do Museu.

O lugar é super aconchegante e tudo é delicioso!!! Nosso chá da tarde foi chiquérrimo!

Comemos várias delícias!

O dia já estava acabando, o sol estava se pondo... Decidimos voltar para a Catedral para buscar o carro e seguir de volta para nossa casa.

No caminho, conforme íamos nos aproximando da Igreja, ela ia ficando cada vez mais bonita.

Até que chegamos ao estacionamento.

Não resistimos e tiramos nossa última foto do dia!

Pegamos nosso carro e dirigimos por 1:20h até nossa casinha. E assim terminou nosso agradável dia!

Análise de Viagem / Aline, Marcos Felipe e Valentina

Somos uma família apaixonada por viagens!