sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Dia 12 - Deserto do Atacama

Análise de Viagem
Acordamos cedo, por volta de 7 horas da manhã e eu comecei a me sentir mal... minha barriga estava muito estranha, parecia que tinha um bicho vivo dentro dela rsrsrs. Enfim, encurtando a história, tive uma dor de barriga terrível! E tudo por conta de uma batata cozida, a única coisa que comi na noite anterior. Depois de momentos de quase-morte, eu me lembrei que havia levado na minha caixinha de medicamentos um Imosec. E esse remédio foi a minha salvação! Depois dê mandar um comprimido para dentro, fui tomar café com o grupo, mas a partir desse momento não comi mais nada que o guia oferecia. Minhas refeições eram a base de biscoitos e chocolates, a única coisa que aceitava do guia era coca-cola.

Entramos no Jeep e começamos nosso passeio. Nossa primeira parada foi para ver uma linha de trem, pois achamos que ali conseguiríamos boas fotos. O guia aceitou a paramos por alguns instantes.

Nossa segunda parada foi em uma lagoa com vários flamingos, o visual era muito lindo!

Nossa terceira parada foi em outra lagoa, essa com águas mais claras e com outra espécie de flamingos.

Nessa lagoa, nosso guia nos convidou para almoçar. Montamos nossa mesinha e comemos de frente para essa paisagem.

Depois do almoço, ainda ficamos mais um tempo tirando fotos, mas o guia nos avisou que estávamos atrasados com o roteiro. Então só tiramos mais uma foto e seguimos para o Jeep.

E continuamos nos surpreendendo com as cores do deserto:

Eu estava desde de manhã sem fazer xixi e no almoço eu não consegui ir ao banheiro pois achei muito sujo. Já era quase 15:30h, eu estava muuuuito apertada. E aí perguntei ao guia onde seria nossa próxima parada e se haveria banheiro. Ele disse: "em 20 minutos". Aguardei ansiosamente os 20 minutos passarem.... De repente, o carro parou e o guia me mostrou as pedras da foto abaixo e disse que ali era o banheiro!!!! Olha, eu sei que nem me importei! Fui para atrás das pedras, e cada companheiro de viagem procurou o seu cantinho tb para fazer xixi, rsrsrsr! Lipe até hoje fica me chamando de "regadora de deserto" pq fiquei um tempão fazendo xixi rsrsrsr!!!

Depois dessa pequena parada, andamos mais um pouco e paramos em um lugar que tem a Árvore de Pedra. É essa formação rochosa atrás do Lipe. Parece realmente uma árvore!

E por fim, chegamos nessa lagoa que tem águas vermelhas por causa de uma alga que habita nela. Quase não dá pra acreditar que é verdade!

Ficamos tão curiosos que descemos para chegar mais perto das águas e conferir a cor.

Nesse momento percebemos que o frio estava aumentando, e a explicação era que nós estávamos na parte mais alta do deserto. Fomos em direção ao hotel em que passaríamos a noite, e o guia nos avisou que seria muuuuito fria... uma média de 30º abaixo de zero.

Chegamos no Hostal Turistico San Bernardo e logo percebemos a diferença em relação ao Hostal de Sal da noite anterior. Esse era bem mais simples, com quartos para 8 pessoas.

Esse era nosso humilde quarto coletivo.

Mesmo sabendo que não conseguiria, eu não deixei de tentar... tentei conseguir um banheiro para tomar banho, mas a resposta foi a que eu já sabia: o frio era muito grande e a água congelava, ou seja, nada de banho! Tomei um banho mixuruca, com minha água de garrafinha e lenços umedecidos. Mas o frio estava muito intenso, estava doida pra me encher de roupas novamente.

Depois do banho de gato, lanchei meus biscoitinhos e ficamos conversando com os outros hóspedes do hostal. A noite foi caindo e o frio aumentando.... eu comecei a colocar mais roupas e mais meias nos pés, mas nada adiantava. Cheguei ao ponto de estar com 4 meias, ficar na frente do aquecedor e meus pés ainda estavam muito gelados! Nada adiantava e comecei a ficar muito irritada.

Por volta de 21h, o gerador de luz elétrica foi desligado e ficamos no escuro. Fomos então tentar dormir. Eu usei o saco de dormir e mais cinco colchas e nada fazia meu frio parar... Nunca senti tanto frio na vida... Foi a pior noite que já tive. Até consegui adormecer, mas na madrugada meu nariz ficou muito ressecado, eu procurei meu remédio que tinha deixado debaixo do travesseiro, mas ele tinha sumido. Foi um desespero! Eu estava com um frio inexplicável, cheia de roupas em cima de mim ao ponto de realmente ficar pesado, e para piorar não conseguia respirar. Acordei o Lipe e ficamos procurando o remédio, mas era difícil se mexer com tanta roupa... até que senti algo me incomodar e descobri que o remédio tinha ido parar dentro do saco de dormir. Para meu alívio, encontrei! Pinguei muitas gotas no nariz e tentei dormir mais um pouco. Nosso horário para acordar era às 4h da manhã e nossa saída do hotel seria às 5h...

Resumo da noite: Foi horrível! Um dos pontos para eu nunca mais voltar para esse deserto, com certeza, foi essa noite.

Análise de Viagem / Aline, Marcos Felipe e Valentina

Somos uma família apaixonada por viagens!