quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

2012: Chile

Análise de Viagem
Hoje vou descrever a viagem que fizemos para conhecer Santiago, Chile em Fevereiro de 2012. Nossa chegada a Santiago foi por Mendoza, na Argentina. Depois do nosso último dia em Mendoza, fomos para a rodoviária pegar nosso ônibus para Santiago. Quando organizei essa viagem vi que o trajeto de Mendoza até Santiago duraria umas 5 ou 6 horas, então pensei que seria super tranquilo. Eu me enganei.... Sofri com vários problemas:

1. O trajeto é quase todo em uma serra horrorosa, nunca fiquei tão enjoada. Não consegui pregar o olho para dormir nem um minuto.

2. Tivemos que parar na imigração na fronteira entre a Argentina e o Chile, isso já era quase 2 horas da madrugada, em plena Cordilheira dos Andes. O frio era intenso e tivemos que sair do ônibus e ficar em uma fila ao relento.

3. Estávamos lá esperando nosso passaporte ser carimbado, e de repente surgiu um cachorro labrador lindo, cheirando todos da fila. Acho que estava procurando por drogas... De repente, o cachorrinho lindo começou a cheirar desesperadamente a mala do Lipe, e começou a latir! Fiquei super preocupada, pq não estava com nada ilegal na mala. O policial levantou a mala e perguntou de quem era. Lipe se identificou e foi lá para perto do policial. Ele abriu a mala e começou a vasculhar tudo. Até que encontrou o pacote de uvas passas que eu tinha comprado no dia anterior. O cachorro quando viu foi à loucura kkkkkkk!!!!! Descobri nesse dia que era proibido entrar no Chile com qualquer produto orgânico. Então, tive que deixar minhas uvas lá para poder seguir viagem. Hoje penso que deveria ter pedido para pelo menos comer algumas ali mesmo, só para experimentar. Mas na hora o desespero foi tanto, que eu só queria voltar para o ônibus e seguir caminho até Santiago do Chile.

Pois bem, depois de quase 1 hora na imigração, tivemos nossa entrada no Chile liberada. Voltamos para o ônibus e por volta de 07h da manhã estávamos em Santiago. Fomos para o hotel, deixamos as malas e seguimos para conhecer o centro histórico.

DIA 1

Percebemos que várias construções tem rachaduras nas paredes e descobrimos que a razão eram os terremotos que já aconteceram na cidade.

Nossa primeira parada foi no Mercado Central. Eu e Lipe adoramos conhecer esses mercados, pq podemos assim ver um pouco da rotina dos residentes, conhecemos a comida deles, o artesanato. É sempre muito bom conhecer os Mercados!

De lá, fomos para a Plaza de Armas.  Nessa praça tem vários prédios históricos, a Catedral e o Museu Histórico Nacional.

Nesse momento, fomos em um caixa eletrônico para sacar dinheiro chileno. Tínhamos gasto até o último centavo de peso argentino em Mendoza e precisávamos tirar dinheiro. Procuramos uma agência, achamos, entramos, Lipe pegou a carteira e ai... kd o cartão???? Procuramos na carteira, no bolso, em tudo! Nada! O fato era: Lipe havia esquecido o cartão no caixa eletrônico de Mendoza! Estávamos sem real, sem dólar, sem peso argentino, sem cartão! Entramos na agência e pedimos ajuda ao gerente, mas ele não pôde nos ajudar... Eu estava com meu cartão, mas não havia habilitado minha conta para fazer saques internacionais. Resolvi tentar, só por tentar mesmo, não tinha nenhuma esperança de conseguir. Fiz todas as etapas que o caixa eletrônico pedia e de repente ouvi o barulho da máquina contando dinheiro!!!! Deus ouviu nossas preces!!! Eu nem tinha muito dinheiro na conta, só um troquinho, pq havíamos deixado o dinheiro para gastar na viagem na conta do Lipe, mas esse troquinho nos ajudou naquele dia. Depois o Lipe transferiu da conta dele para a minha, e tiramos o restante que precisávamos.

Enfim, depois do stress por causa do dinheiro, do susto por causa do cachorro policial da noite anterior na alfândega, e da nossa pequena andada no centro, estávamos mortos!!! A foto abaixo resume nosso estado... Então resolvemos voltar para o hotel e tirar um cochilo.

Acordamos por volta das 17h, e retomamos nossas caminhadas.

Fomos conhecer o Palacio de La Moneda, que é a sede do governo chileno. Existe um tour pelo palácio, mas como já estava tarde, não conseguimos fazer.

Dali partimos para o bairro Paris-Londres, que surgiu na década de 20. As ruas já fizeram parte de um Mosteiro, mas por falta de verba os monges venderam partes do terreno. O governo comprou várias partes e contratou arquitetos europeus para desenharem o que hoje vemos no local.

O bairro se resumo a um pequeno quarteirão super charmoso. Ainda não estive na Europa, mas foi fácil de me imaginar lá naquelas ruas.

Acredito que durante o dia, o bairro deve ser ainda mais bonito. Mas gostei da iluminação do local no horário em que fomos. A máquina não conseguiu captar toda a beleza que experimentamos naquele entardecer...

Retornamos ao hotel e fomos descansar, pois o cansaço ainda era grande...

DIA 2

Nesse dia eu já havia contratado um tour com uma agência de Santiago para conhecer Viña del Mar e Valparaíso. A van da agência nos buscou no hotel e a primeira parada foi na estrada para tirarmos foto de uma vinícola.

Depois de algumas horinhas, chegamos em Valparaíso, uma cidade portuária, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. Fiquei bastante assustada, pois havia sujeira, desorganização, bagunça... bem diferente de Santiago. A cidade foi crescendo em um morro, então para subir, tem essa espécie de bondinho. Nós subimos na própria van da agência.

E chegamos ao que mais me interessada nessa cidade, a casa de Pablo Neruda chamada La Sebastiana. A casa é totalmente vertical, são cinco andares e um jardim incrível!

Ficamos por ali, passeando e observando a vista do cidade.

Depois saímos da casa e percebi que Valparaíso me lembrava muito o Rio de Janeiro rsrsrsrsr!

Voltamos para a van e fomos para Viña del Mar.

Chegamos no relógio de flores, que é uma graça!!!

E depois, paramos em um restaurante à beira-mar incrível, mas não lembro o nome!!!

Ficamos do lado de fora aproveitando a vista e tirando várias fotos!

Enquanto estávamos almoçando percebemos que na mesa atrás da nossa a atriz Paola Oliveira e o namorado (que não lembro o nome) estavam almoçando. Na nossa mesa tinham vários brasileiros, mas ninguém teve coragem de ir pedir para tirar uma foto. Quando acabou o almoço, por sorte, encontramos com eles do lado de fora. E aí, claro que meu marido cara de pau, foi lá e pediu para tirar foto. Aí, todos os brasileiros envergonhados que estavam conosco tb pediram! E esse foi meu momento celebridade rsrsrrs!

Dali, fomos conhecer o mar do Pacífico! Fomos na Caleta Abarca. Eu não tive coragem de entrar, as águas são congelantes, mas Lipe foi lá molhar os pés no Pacífico!

O visual é lindo! A cor dá água é em uma tonalidade de azul lindíssima!

Paramos depois no Cassino de Viña del Mar que é o mais antigo e tradicional do Chile. Eu particularmente, não gosto do ambiente, então nem entramos para conhecer.

E paramos no Museu Fonck, a principal atração é esse moai, uma escultura gigante encontrada na Ilha de Páscoa.

Voltando para Santiago, ainda paramos em um mirante para tirar fotos da cidade vista de cima.

E assim terminou nosso dia...

DIA 3

Nesse terceiro dia fomos conhecer os cerros de Santiago, que são os morros em que podemos ter vistas incríveis da cidade e das Cordilheiras.

O primeiro foi o Cerro San Cristóbal. Sinceramente, não lembro como chegamos nesse lugar, não sei se foi de metrô, ônibus... Mas lembro que tínhamos que passar por dentro do Parque Metropolitano.

E lá dentro pegamos um funicular, que nos levou até o topo.

O dia estava nublado e as fotos não conseguiram captar a beleza do lugar. Mas lá de cima é possível ver toda a cidade de Santiago.

Ao fundo era possível ver as Cordilheiras e bem no topo delas havia um restinho de neve.

Esse cerro é um lugar religioso, dedicado à orações. Vimos várias pessoas fazendo suas preces.

Ficamos ali sentados, contemplando a paisagem e agradecendo a Deus pela oportunidade de conhecer um lugar tão lindo!

Essa é um templo ao ar livre onde são realizadas as missas.

Depois disso, descemos e retornamos para o centro de Santiago.

Encontramos um Mc Donalds pelo caminho e almoçamos por lá.

Fomos visitar a Biblioteca Nacional do Chile. Um prédio lindo por fora e por dentro. As fotos de dentro ficaram escuras e por isso não consegui postar.

Fomos então para o segundo cerro. Ele é bem central, fica próximo ao centro da cidade e conseguimos chegar de metrô. Esse cerro é mais baixinho do que o anterior, mas a estrutura é bem mais bonita. Assim que chegamos encontramos uma linda fonte.

E aí, começamos a subir as escadarias.

Chegamos lá em cima e encontramos um lugar lindíssimo!

O cerro tem uma espécie de castelo lá em cima.

E conseguimos ver novamente as Cordilheiras com neve no topo.

Voltamos para o hotel, tomamos um banho, descansamos e seguimos de táxi para o aeroporto. Chegamos mais cedo e resolvemos usar nosso último dinheirinho chileno para jantar em um restaurante do aeroporto mesmo. Foi um jantar bem agradável ao lado do meu amor.

Fizemos o ckeck-in, despachamos nossas malas e pegamos nosso voo de volta para nossa casinha!

Análise de Viagem / Aline, Marcos Felipe e Valentina

Somos uma família apaixonada por viagens!