sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Um dia em Itatiaia

Análise de Viagem
No último feriado do dia 12 de Outubro montei um roteiro e convidei meus pais para conhecerem o Parque Nacional de Itatiaia. Então, no dia anterior fomos ao mercado, compramos quitutes, gordices, água e refrigerante. Isso pq no Parque não há restaurantes, então a nossa opção era fazer um delicioso pique-nique.

Acordamos cedo, arrumamos nossas bolsas de mochileiros e partimos pela Dutra em direção à Itatiaia.

A Dutra é uma delícia de dirigir! Tudo bem sinalizado, mas tem o pedágio que custou R$ 12,70. A entrada para o parque é na altura do Km 317. Nós erramos a saída e tivemos que fazer uma pequena bandalha para não precisar fazer o retorno. No final tudo deu certo.

Da saída da Dutra até a entrada do Parque são aproximadamente 3 km, em uma estrada asfaltada mas com muitos buracos.

Depois de alguns minutinhos chegamos na entrada do Parque Nacional de Itatiaia.

A entrada custa R$ 14,00 para brasileiros, os estrangeiros pagam o dobro. Os maiores de 60 anos são isentos, mas estudantes não. O valor da entrada no parque realmente é condizente com o que é oferecido. O parque é bem sinalizado, tem banheiros, funcionários ajudando nas trilhas, enfim, vale o investimento!

Após a portaria, eu pensei que iríamos estacionar o carro e que faríamos todo o passeio a pé, mas não é assim pq o Parque é imenso! Então podemos andar lá dentro de carro mesmo, o que é ótimo para pessoas sedentárias como eu! Seguimos pela estrada até chegar no nosso primeiro ponto de parada: O Mirante do Último Adeus.

A vista lá de cima é incrível!!! De um lado conseguimos observar um pequeno rio cortando todo o parque:

E para o outro lado, a vista continua muito linda!

Ficamos ali um tempo apenas observando a natureza e tirando fotos:

E aí, meu amado esposo, aproveitando que estava no Mirante do Último Adeus, quis dar o último adeus para a sogrinha dele:

Pegamos o carro novamente e continuamos a subir... Até que chegamos no Centro de Visitantes.

Nesse centro tem a Calçada da Fama dos animais, cada pedra tem a patinha deles e a assinatura, uma fofura só!

Dentro do Centro de Visitantes tem várias exposições. Visitamos uma com fotos e desenhos dos animais do Parque.

E depois visitamos uma com várias espécies de animais do Parque empalhados. Algumas espécies de aves são tão grandes que chega a dar medo!!! Pena que muitos deles já estão extintos e não é mais possível vê-los na natureza...

Após a visita a esse museu, pegamos novamente o carro e subimos mais ainda. Nossa próxima parada era a Cachoeira do Maromba.

Estacionamos o carro e começamos a descer a trilha que leva até a cachoeira. São degraus muito bem pavimentados, com corrimão de segurança. Tudo tão direitinho que vimos vários idosos fazendo a trilha. No caminho já começamos a descobrir as belezas da cachoeira:

Por fim, depois de alguns minutinhos, chegamos. A piscina que forma é bastante grande, mas as pessoas não estavam conseguindo entrar na água por causa da temperatura. Estava suuuuuper gelada!!!

Ficamos um tempo ali contemplando a natureza, enquanto o Lipe mergulhava na piscina. Depois ficamos tirando fotos.

A barriga já estava começando a reclamar, então subimos a trilha para fazer o nosso pique-nique. No caminho ainda encontramos uma pedra que os meninos quiseram segurar rsrsrsr!

Eu tinha levado minha grande toalha de pique-nique mas não encontramos um lugar tão grande para lanchar. Tivemos então que improvisar uma mesa e lanchamos tudo!!!!

Depois das forças renovadas, fomos para a segunda trilha do dia. Agora era a vez de conhecer a Cachoeira Véu da Noiva. Quando estávamos começando a subida, vimos uma velhinha descendo e pensamos: "Não deve ser tão difícil, até a senhorinha foi conhecer a cachoeira". Pois bem.... não é nada impossível, mas a caminhada é mais longa do que a cachoeira anterior que tínhamos ido.

No final da trilha tem uma ponte com degraus bem separados, ficamos com muito medo de pisar em falso, mas deu tudo certo!

A caminhada foi recompensada com uma bela vista:

Novamente, só o Lipe teve coragem de entrar na água gelada:

Depois confessou que até os ossos estavam doendo por causa da água gelada!!

Ficamos ali por um bom tempo conversando e contemplando a grandeza de Deus:

E depois voltamos pela mesma trilha. Como já estava no final do dia, todos estavam voltando ao mesmo tempo. A trilha ficou até engarrafada rsrsrs! Na descida eu levei um pequeno tombo, mas nada grave.

Ao final da trilha, pegamos o carro e descemos a estrada, contemplando ainda as belezas do Parque que fica tão pertinho da nossa casa e que nunca tínhamos ido visitar. Com certeza voltaremos para conhecer as outras cachoeiras e desfrutar de um dia na natureza.

Análise de Viagem / Aline, Marcos Felipe e Valentina

Somos uma família apaixonada por viagens!