quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

2014: Salvador

Análise de Viagem
Hoje vou relatar uma viagem rápida que fizemos a Salvador, em Dezembro de 2014, para passarmos o Reveillon nessa cidade. O Lipe já tinha ido na cidade quando era criança, mas lembrava de muita coisa. Eu ainda não conhecia. 

Compramos um pacote pelo Hotel Urbano, eu nunca tinha feito uma compra assim. Sou sempre defensora da ideia de montar os roteiros por conta própria. Mas para essa época do ano, todas as passagens estavam caríssimas. Consegui uma boa oferta que juntava passagem e hospedagem para duas pessoas e fechamos o negócio!

Embarcamos de noite e chegamos de madrugada em Salvador. 


Pegamos um táxi até o hotel, fizemos check-in e fomos descansar para acordarmos bem dispostos. Tínhamos um roteiro bem apertado para fazer no dia seguinte. 

DIA 1

Acordamos, tomamos café no hotel e seguimos para o centro histórico pois queríamos conhecer o Pelourinho. 


Chegamos no Monumento da Cruz Caída. Esse monumento lembra a derrubada da Catedral da Sé, antigo templo católico que foi demolido em 1933, para a passagem dos bondes com destino ao Terminal da Sé.


A partir desse monumento, conseguimos ver a cidade baixa e a Baía de Todos os Santos. Um lugar lindo!




Fiquei ali fazendo pose para meu fotógrafo e marido! Detalhe que nunca mais consegui usar essa roupa, acho que só tive coragem pq estava em Salvador rsrsrsr! A única coisa chamativa assim que ainda consigo usar é esse batom Morange da MAC!!!


E depois da sessão de fotos, começamos a entrar no centro histórico.


A primeira Igreja que visitamos foi a Catedral Basílica de Salvador. É uma importante pois foi a catedral da primeira arquidiocese do Brasil. É um dos monumentos barrocos mais importantes de Salvador.


Podemos caminhar pelas dependências da Igreja e conhecer as dependências. A vista da Igreja tb é incrível!


Saímos dessa Igreja e continuamos nossa caminhada pelo Pelourinho.




Até que chegamos na Igreja de São Francisco.




Quando entramos na Igreja, nos deparamos com a mais bela de todas que já havíamos visto! Essa Igreja é considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo.



Calcula-se que foi utilizada 1 tonelada de ouro no douramento dessa Igreja!


Eu não conseguia parar de olhar e fotografar!


Seguimos para conhecer a Casa do Odolum, que fica bem próximo a essas Igrejas que havíamos conhecido. 


É claro que ele queria comprar esse chapéu para levar pra casa, mas eu não deixei, obvio!


Essa era uma rua tranquila, e eu fiquei fotografando as belezas da rua.


O resultado da minha foto é esse:



E continuamos nosso caminho até chegar ao Largo do Pelourinho!



E ficamos ali passeando e fotografando...


Essa é a Casa de Jorge Amado, um museu dedicado a sua obra.


E foi nesse momento que o Lipe encontrou a casa em que Michael Jackson gravou o clipe da música "They don't care about us". Então, meu amado marido que me faz passar várias vergonhas, gravou um vídeo imitando o Machael Jackson! As pessoas ficaram olhando e rindo! Eu fiquei vermelha de vergonha! Mas o resultado foi muuuuuito engraçado! Somente os íntimos podem ver tamanha atuação artística de Marcos Felipe, rsrsrsr!


O dia estava muito quente, então paramos para tomar uma água e um sorvete na Cubana, que vende os melhores sorvetes de Salvador.


Depois de conhecer o Pelourinho, caminhamos em direção ao Elevador Lacerda. E paramos para tirar uma foto e guardar de lembrança de Salvador.


O Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo, foi inaugurado em 1873 e tem 63 metros. E liga a Cidade Alta à Cidade Baixa. A vista da parte de cima é incrível!


Ficamos um bom tempo esperando para descer, pq queríamos contemplar cada detalhe da paisagem.



Nesse dia, como o movimento de pessoas estava muito grande, eles não estavam cobrando ingresso. Descemos sem pagar nada! Mega economia rsrsrsr!

Essa é a vista do Elevador na parte de baixo.


Fomos então conhecer o Mercado Modelo, que é um mercado de artesanato. São várias lojinhas vendendo de tudo! Aproveitei e fiz umas comprinhas.



Paramos para almoçar e depois seguimos para a Arena Fonte Nova, para fazer um tour guiado. Eu reservei anteriormente por email, e agendei o horário de 14h para o tour.


O passeio é bem interessante! Conhecemos cada cantinho do estádio!


Fiquei ali admirando e me imaginando em um jogo naquele estádio.




Lipe ficou todo animado conhecendo as dependências do estádio. Passamos pelo vestiário.



Pelo banheiro.


Pela sala de massagem.


E pelo banco de reserva.


Por último, eles brincaram com o gol, a trave, sei lá o nome disso rsrsrsr!


Em frente ao estádio fica o Dique do Tororó, mas achei o local não muito seguro. Tiramos apenas algumas fotos e fomos embora.



Seguimos para conhecer o Farol da Barra. Mesmo de longe já conseguíamos ver a beleza do Farol.


Pesquisando sobre a história do Farol descobri que ele foi construído em 1696, e foi o primeiro do Brasil e o mais antigo do Continente. A lâmpada era alimentada por óleo de baleia.


Quando chegamos mais perto, sentamos no imenso gramado para descansar nossas perninhas.





Depois do descanso, Lipe sentiu fome e resolveu experimentar o acarajé. Ele comprou um só, pq eu não sabia se iria gostar. E não gostei! Achei muito gorduroso, mas ele gostou e comeu tudo!


Voltamos para o gramado e ficamos esperando pelo pôr-do-sol. 


Ficamos contemplando a paisagem, namorando, conversando, fazendo planos para o futuro...


Essa pose é do Edward, em Crepúsculo rsrsrsrsrs!


E enfim, o sol estava indo embora...



E ele se foi...


Voltamos para nosso hotel e fomos descansar. No dia seguinte teríamos um longo roteiro.


DIA 2

Acordamos cedo e fomos para Praia do Forte, que fica a 80km de Salvador. Chegando lá, nossa primeira parada foi no Projeto Tamar, que trabalha para preservar animais marinhos.



O dia estava quente, então estávamos doidos para cair no mar!


Depois de um mergulho, fomos caminhar pela extensão da praia em direção ao farol.


Esse outro lado da praia era ainda mais bonito do que o anterior. Os coqueiros deixavam a paisagem ainda mais paradisíaca.


Olha que visual!


Fiquei ali contemplando...


O dia ficou ainda mais claro, as nuvens sumiram, o vento soprou... e essa foto ficou incrível!


Dali fomos procurar um restaurante para almoçar. Procuramos no site do Tripadvisor para ver qual era o mais cotado e encontramos o 7pizzas. Achamos estranho almoçar lá, parecia uma pizzaria, mas durante o dia funciona como restaurante.


Escolhemos uma muqueca, e adoramos!!!! Lipe nem gosta tanto de peixe, mas como eu gosto muito, ele aceitou comer comigo, e ele adorou também!


Voltamos para a praia só para dar um adeus, tirar uma última foto e voltamos para Salvador.


DIA 3

Esse dia estava destinado a conhecer Itapuã, pois sempre que ouço a canção "Tarde em Itapuã" imagino um cenário incrível. Queria muito conhecer!

Não sei se foi uma má sorte minha, mas a praia estava horrível!


Detestei cada centímetro!


Ficamos menos de 5 minutos e resolvemos ir embora. Nesse dia era 31 de dezembro, o trânsito estava caótico, foi horrível ter que ir e voltar em Itapuã à toa... Em frente ao hotel em que estávamos tinha uma praia linda! Voltamos para a região do hotel e resolvemos ficar o dia por lá. 


Depois do susto de Itapuã, até que o dia foi divertido!


Almoçamos em um restaurante muito bem indicado no Trip, Siri Cascudo. Mas não sei pq não tenho fotos desse momento... Acho que devia estar com muuuuita fome e acabei esquecendo. Eu sou assim, de três em três horas eu quase morro de fome, como um pinguinho e a fome passa rsrsrsrs!

Depois do almoço voltamos para o hotel e ficamos curtindo a piscina que ficava no terraço do mesmo. 


Quando fizemos essa viagem eu ainda não tinha comprado a minha queridinha da GoPro, então improvisamos com uma capa para o Iphone mesmo. O resultado é péssimo, mas nos divertimos muito!


Por volta de 17h, fomos para o quarto descansar. Dormimos e acordamos mais tarde para irmos para o Farol da Barra ver a queima de fogos.


E seguimos junto com duas meninas que havíamos conhecido na praia para o Farol. Ficamos lá deitados, curtindo a noite, e aguardando dar 23h para ligar para nossa família no Rio. Com o horário de verão eles saúdam o ano novo 1 hora antes de Salvador.


Lipe comprou um algodão-doce para mim pq ele sabe que eu adooooro!!!! Não consigo resistir à essa overdose de açúcar!!!


E ficamos olhando o mar...


Quando deu 00h, a queima de fogos começou.


Foi legal, mas... bem simples... No ano anterior eu estava em Cabo Frio e confesso que lá teve uma produção bem melhor do que em Salvador.


Mas curtimos a noite!


 Depois disso tudo, retornamos para o hotel e fomos descansar.


DIA 4

Nesse dia fomos conhecer a Praia do Flamengo que fica a 25 km de Salvador. Por alguma razão, que não sei qual, não temos uma foto dessa praia... Mas a praia e bem bonita. No caminho conhecemos uma galera muito legal e nosso dia foi ainda mais divertido com eles.

Voltamos da praia no final do dia e marcamos de ir conhecer Rio Vermelho, uma região boêmia com vários bares e restaurantes. Escolhemos o Boteco do França por causa das boas indicações no Trip e não nos arrependemos. A comida estava deliciosa!


Voltamos para o hotel e dormimos.


DIA 5

No dia seguinte, acordamos bem cedo, tomamos café e pedimos um táxi para o aeroporto. Dividimos com duas meninas que também tinham voo no mesmo horário que o nosso e estava no nosso hotel.

Chegamos no aeroporto por volta de 10h, fizemos check-in e retornamos para o Rio.




Análise de Viagem / Aline, Marcos Felipe e Valentina

Somos uma família apaixonada por viagens!

0 comentários:

Postar um comentário

Coprights @ 2020, Aline Gonzaga Designed By Aline Gonzaga