segunda-feira, 7 de março de 2016

2016: Como organizar um intercâmbio para estudar Inglês

Análise de Viagem
Hoje vou começar a escrever uma série de posts sobre o Canadá. Irei passar um mês na cidade de Toronto estudando inglês junto com meu esposo e pretendo escrever posts sobre o intercâmbio e também sobre os pontos turísticos que conheceremos em Toronto, Montreal, Quebec e outras cidades que iremos conhecer ao longo do mês.

Mas hoje vou falar sobre o que tive que fazer antes de vir para cá, ou seja, sobre como programar um intercâmbio de inglês no Canadá.



1. Escolha do país. 

Quando pensei em fazer um intercâmbio, a primeira coisa que pesquisei foi: Qual o melhor país para eu estudar inglês? É claro que o melhor país para mim, seria também o que teria o melhor custo-benefício. Pensei em estudar nos Estados Unidos, já que meu irmão está morando lá, mas não encontrei uma escola perto da casa dele, então eu teria que gastar com hospedagem lá tb.

Foi então que descobri algumas vantagens de estudar no Canadá:
- Os cursos no Canadá são mais baratos do que em outros países.
- O dólar canadense é mais barato do que o dólar americano.
- Canadá já estava na minha wishlist há muito tempo, queria muito conhecê-lo.

Então uni o útil ao agradável e decidi pelo Canadá.

Decidi também a cidade de Toronto. A escolha foi pq:
- é mais perto de Boston e eu queria visitar meu irmão e minha cunhada.
- é a cidade "mais quentinha" (média de -10ºC) desse lado do Canadá, se é que isso é possível!
- é uma cidade que não fala tanto francês (como Quebec por exemplo).


2. Processo para retirada do Visto Canadense

Depois de escolhido o país, comecei a tirar o visto canadense. Como eu vou ficar apenas 1 mês estudando, pude pedir visto de turista mesmo. Eu li que só para quem vai estudar mais de 6 meses é que precisa pedir visto de estudante.

O processo é todo online, e para quem já tem visto americano (como é meu caso) o processo é mais simples. No entanto, eu achei super burocrático! Eu preenchi vários formulários (todos em inglês) e segui vários tutoriais na internet sobre como fazer esse processo. Confesso que pensei em desistir, por causa da dificuldade... mas persisti e enviei tudo. Depois de uns 5 dias, eles enviaram a resposta dizendo que o visto estava aprovado.

Aí, eu levei o passaporte em um local que eles solicitaram, na Barra da Tijuca. E depois de uma semana fui buscar o passaporte pronto com o visto.

O gasto por pessoa é:
- Taxa do Visto: 100 dólares canadenses - R$ 285,00
- Taxa de Transmissão de Passaporte (paguei no momento em que entreguei o passaporte) - R$ 79,30


3. Escolha da Escola de Inglês

Tentei contato direto com algumas Escolas e também com algumas agências de intercâmbio. A opção mais barata foi fechar com uma agência um pacote de 30 horas semanais na English School of Canada. Fiz contato com a agência S7 Study através do site www.cursosnocanada.com.br.

Eles foram super atenciosos e me passaram várias opções de escolas e carga horária. Eles tinham também a opção de me ajudar com hospedagem, chamada homestay. Eu poderia escolher ficar na casa de família. Mas decidi fechar com eles somente o curso de inglês.

As opções que me deram foram:

- Curso com carga horária de 30 horas semanais - CAD 285,00 por semana
- Curso com carga horária de 22,5 horas semanais - CAD 235,00 por semana

O pagamento foi feito por transferência bancária. Eles pedem um sinal de 30% do valor do curso e o restante eu paguei 30 dias após o fechamento do contrato. Esse pagamento posterior também foi por transferência bancária. O valor que fechamos foi em dólar canadense, então no segundo pagamento (30 dias depois), foi feito novamente o cálculo de acordo com a cotação do dólar.

Após a quitação, a agência me enviou uma carta de aceitação na Escola para eu entregar no primeiro dia de aula.



4. Escolha da Hospedagem

Eu tinha algumas opções para a hospedagem.

- Ficar em casa de família e contratar esse serviço através da agência de intercâmbio - CAD 950,00 por pessoa, então eu e Lipe seria uma média de R$ 5500,00.
- Reservar um hotel para ficar 30 dias através do site www.booking.com ou www.hoteis.com - média de R$ 10.000,00 para um quarto para 2 pessoas com banheiro privativo.
- Reservar um apartamento pelo site www.airbnb.com - média de R$ 3500,00.

Todas as opções tinham prós e contras.

Ficar em casa de família estava fora de cogitação para mim, pq acho que não sou mais uma adolescente e não me sentiria à vontade com uma família cuidando de mim. Reservar um hotel sairia super caro, pq Toronto é uma cidade turística e cara. Minha última e melhor opção foi reservar um apartamento pelo Airbnb.

Já conhecia o site pq em 2015 quando passamos uma semana em New York, optamos por esse tipo de hospedagem e gostamos muito. Minha amiga Priscila tb viajou para a Região dos Lagos no Rio de Janeiro e alugou uma casa, e tb gostou muito! Enfim, as vantagens do Airbnb em Toronto foram muitas:

- Maior privacidade, pois terei uma casa só para mim
- O valor é bem mais em conta do que hotéis
- Escolhi um apartamento bem pertinho da escola, então vou economizar com transporte público.
- O pagamento do Airbnb agora é em Real, então não preciso pagar o IOF na compra pelo cartão.


5. Escolha da Cia Aérea para viajar. 

Antes de chegar ao Canadá queria passar em Boston para visitar meu irmão. Então comecei uma saga em busca de uma empresa aérea que pudesse fazer um stop over nos Estados Unidos. Stop Over é quando fazemos uma conexão em alguma cidade com duração superior a 24 horas, sem ter custo adicional na passagem.

Comecei cotando pelo site www.decolar.com e fui pesquisando múltiplos trechos. Ou seja, eu queria que fosse Rio x Boston, depois Boston x Toronto e por último Toronto x Rio.

Achei uma promoção excelente pela Air Canada e nem acreditei, todos os trechos que eu queria por R$ 2100,00! Achava que essa empresa seria super impossível, muito cara, mas o preço estava excelente! O único problema é que não tinha um voo direto para Boston, eu teria que fazer uma conexão em Toronto.

Resolvi pesquisar mais na internet e achei a mesma opção de voo no site www.expedia.com por R$ 1800,00! Então, considerando que seriam duas passagens (minha e do meu esposo), a economia seria de R$600,00. Não acreditei! Pensei que fosse um erro! Liguei primeiro para o expedia para confirmar o valor, tudo confirmado. Liguei para a Air Canada para confirmar se o expedia era parceiro deles, eles confirmaram!

Então, peguei o cartão de crédito e comprei! A única desvantagem era que não parcelava o valor da compra, tive que comprar e pagar tudo em uma única parcela. Mas pelo preço promocional do promocional, valia a pena o sacrifício!


6. Espera pelo dia do embarque!!!

E depois de toda essa programação, foi só aguardar pelo embarque!!!!


Análise de Viagem / Aline, Marcos Felipe e Valentina

Somos uma família apaixonada por viagens!

6 comentários:

  1. Show Aline sou sua fã! Acompanhando...bjs vocês merecem!

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  2. E obrigada por compartilhar essas dicas preciosas💋

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  3. Obrigada Munique!!! Que bom q gostou do blog! Bjs

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  4. Ola, parabéns pelo blog.
    Eu e esposa estamos pensando em fazer o que vcs fizeram, irtencambio e aproveitar pra conhecer o canadá.
    Vc acha q se tivesse pedido o visto de estudante seria mais facil do que o de turista??
    Abç pra vcs.

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  5. Oi Marcos, realmente estudei pouco sobre o visto de estudante pq eu já sabia que só poderia ficar 1 mês no Canadá, então o visto de turista seria suficiente. Mas quanto à burocracia, acho que é a mesma, pq o processo é similar para os dois tipos de visto. O de estudante você ainda precisa comprovar com carta da escola e outros documentos. Abç!

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